(45) 3281-1270  |  (45) 99951-1352
Artesanal para todos.
Processo
Infográfico
Veja nosso processo através deste infográfico


1 - Moagem:
Nosso processo de produção de chopp se inicia com a moagem dos maltes, onde o objetivo é quebrar o grão e expor o amido contido em seu interior. A desintegração total do endosperma, a parte interna do grão, é importante para que a ação enzimática atinja todos os elementos que o constituem.
2 - Mostura
Consiste na adição da água ao malte moído, submetendo-o a diferentes temperaturas por períodos de tempo determinados. Como resultado obtem-se uma solução adocicada, denominada mosto, que a esta altura ainda contém bagaço de malte. A receita Alken Bier respeita criteriosamente estes tempos para que cada lote de produção saia no mesmo padrão de qualidade.
3 - Filtração do Mosto:
Consiste na separação do mosto líquido do bagaço do malte. O mosto passa por tinas de clarificação que apresentam uma maior flexibilidade de produção.
4 - Fervura
A fervura é importante para alguns aspectos como esterilização, definição de cor e sabor devido a reação com os açúcares e aminoácidos e retirada de aromas indesejáveis através dos vapores. Nesta etapa também se adiciona o lúpulo normalmente em 2 etapas: a primeira visa conferir o amargor e a segunda presta-se a adição dos aromas mais característicos de cada variedade de chopp.
5 - Separação do Trub
Após a fervura, o mosto passa por um processo de separação da fase proteica (trub - proteína que se aglutina durante a fervura). Um processo chamado redimentação (whirlpool) utiliza a força centrípeda para fazer o trub se acumular no centro do tanque , sendo depois descartado.
6 - Resfriamento
Após a fervura, o líquido precisa ser resfriado para entrar na próxima etapa da fermentação, passando para os tanques específicos onde ficará sob um rígido controle de temperatura, fase decisiva para a receita da Alken Bier
7 - Fermentação
A fermentação da cerveja consiste basicamente na transformação, pela levedura, de açúcares em dióxido de carbono e etanol. O segredo está na administração da fermentação para favorecer a produção e a manutenção dos aromas desejáveis, tudo feito em tanques de fermentação e maturação com rígido controle de temperatura.
8 - Maturação
A etapa inicia com a retirada da levedura da fermentação. Aqui a maturação ocorre em temperaturas inferiores a da fermentação, com parâmetros de temperatura e de tempo que são decisivos. É nesta fase que ocorre a carbonatação natural da bebida e ainda uma melhora na clarificação do chopp.
9 - Envase e Distribuição
O chopp pronto permanece nos tanques de armazenamento até o momento do envase em barris de 10, 20, 30 ou 50 litros seguindo para distribuidores ou pontos de venda.